Novo módulo Regiões maciças em lajes – Parte 03
O novo módulo regiões maciças em lajes acrescenta ao AltoQi Eberick a possibilidade de se definir regiões maciças em lajes com nervuras, ou seja, regiões onde serão removidos os materiais inertes das lajes e preenchidas com concreto. Nos dois primeiros posts foi apresentado uma introdução ao módulo e algumas considerações em relação ao lançamento e a análise. Nesse post será apresentado um pouco sobre o dimensionamento e detalhamento de painéis de lajes com regiões maciças.
O dimensionamento é feito seguindo os mesmos critérios já existentes para lajes e as informações da região maciça também serão apresentadas na janela de dimensionamento das lajes. Acessando “grelha 3D – modelo de dimensionamento” é possível visualizar os momentos de dimensionamento, as armaduras calculadas e as armaduras adicionais necessárias. Na figura 01 pode-se observar que os resultados são apresentados tanto para as barras da grelha da laje quanto para as barras da grelha do maciço.
Nas continuidades foram efetuados alguns tratamentos para se adequar a existência da região maciça, destacando-se a seção transversal a ser considerada para o dimensionamento e o tratamento dos casos onde a região maciça não abrange toda a continuidade. Nesses casos onde o maciço não abrange toda a continuidade o programa passa a considerar que existem duas continuidades, uma na região com maciço e outra na região sem maciços.
Para momentos negativos o programa calcula armadura para cada painel de laje, e em função da armadura da continuidade, define a armadura negativa. No mesmo exemplo da figura anterior, pode-se visualizar através da figura 02 que a armadura da continuidade abrange os momentos negativos das lajes e regiões maciças, e com isso a armadura adicional necessária é zero.
O AltoQi Eberick possibilita ainda ao usuário separar o detalhamento das lajes e regiões maciças, obtendo-se um detalhamento mais limpo e de fácil entendimento, útil principalmente em situações onde possa existir muitas sobreposições.
A armadura inferior, utilizada para resistir a momentos positivos, são dimensionadas e detalhadas de forma independente da armadura da laje, assim a região maciça possui sua própria armadura inferior.
Já na armadura negativa de continuidade, o programa define a armadura calculada para a continuidade e verifica se essa armadura abrange os momentos negativos do maciço, detalhando somente a armadura da continuidade. Quando isso não ocorre são direcionadas regiões para complementar a armadura necessária do maciço. O programa também trata o comprimento dessas armaduras de continuidade, contemplando a região do maciço e a da laje em si.
Moderador, aproveitando que estão mexendo nesse recurso, gostaria de solicitar a consideração de armaduras negativas sem dobras a 90° em capitéis.
O mesmo vale para as armaduras positivas, quando a laje for maciça.